Por entre cascatas e vulcões

 Depois de termos tido uma experiência incrível na Jokurlasón Glacier Lagoon fizemo-nos à estrada em direcção a Vallanes. Foram 250km, que correspondeu a mais de quatro horas de viagem porque havia partes em que a estrada era de terra batida, mas felizmente conseguimos chegar ao destino ainda a horas de apanharmos o supermercado da cidade mais próxima (Egilsstadir) aberto. Ficámos chocados com os preços, escolhemos o que iríamos cozinhar para o jantar e fomos para a nossa cottage. 
 No dia seguinte preparámos umas sandes e saímos em direcção ao Norte. A nossa primeira paragem foi nas cascatas Detifoss e Selfoss, onde vivemos uma verdadeira aventura para nos conseguirmos aproximar o mais perto possível da queda de água, caminhando por entre rochas e rochedos escorregadios. 




 Depois seguimos viagem até Hverir, uma paisagem que parecia de outro planeta (faz-nos parecer que estamos em Marte!) e que nos fez lembrar as Furnas dos Açores, por cheirar a enxofre, e que ttinha imensas fumarolas. Hverir é o que eles chamam de uma hot spring, uma área com muita actividade vulcânica, onde se vêem poças de enxofre e de lama de cores bizarras a ferver, com muito vapor de água a ser libertado através de fissuras.




 Do outro lado da estrada encontra-se a cratera do vulcão Krafla, que tem um bonito lago azul turquesa no seu interior.


 A última atracção do dia foi a Godafoss, mais uma bonita cascata, com 12 metros de altura e 30 de largura, o que a torna uma das atracções principais é a sua lenda: no ano 1000, o parlamento da Islândia decidiu adoptar o Cristianismo e, por isso, atiraram-se as estatuetas pagãs para esta cascata, que recebeu o nome de "Cascata dos Deuses".


 Ao final do dia chegámos a Akureyri, a chamada capital do Norte da Islândia, com aproximadamente 17 mil habitantes. Fomos ao supermercado escolher o nosso jantar e depois fomos cozinhar para o nosso apartamento.

Comentários

Mensagens populares