Baleias e mais baleias!

 Um dos nossos dias na Islândia foi dedicado às baleias. Tinha ouvido que no Norte da Islândia era possível avistar-se baleias e claro que fiquei logo com a ideia de ir num passeio desses. Husavík, a uma hora de Akureyri (onde estávamos hospedados), é conhecida por ser a capital das baleias, por isso fiz uma pesquisa na internet, descobri várias empresas a realizarem essas viagens de barco e marquei a mais barata. No dia seguinte saímos para Husavík a seguir ao pequeno-almoço e chegámos com tempo para ainda darmos uma volta pela pequena cidade piscatória. Depois lá fomos nós num passeio de barco de três horas, com uns fatos-macaco especiais, impermeáveis e apropriados para o frio, muito entusiasmados por irmos ver baleias!


 Durante a primeira meia hora da viagem não se avistam baleias porque o barco ainda se está a dirigir para a zona onde elas estão, mas a partir daí vimos imensas! É verdade que elas não se mostravam muito, pondo apenas as costas de fora, mas mesmo assim ainda tivemos a sorte de umas terem colocado a cauda de fora. Foi mesmo uma experiência espectacular, que nunca iremos esquecer! Foi pena nenhuma das baleias ter saltado para fora de água (como algumas fotografias que vimos), mas de qualquer forma já foi incrível termos visto tantas.





 Como o passeio acabou a meio da tarde aproveitámos para ir até ao Canyon de Ásbyrgi, localizado no Parque Nacional Jokulsargljufur. Com 3.5 km de largura e falésias de até 100 metros de altura, caminhámos dentro do canyon até chegarmos a um lago cheio de patos.


Ao final do dia regressámos a Akureyri. Após duas horas de viagem chegámos ao nosso apartamento, preparámos o jantar e fomos logo deitar-nos, mas como estava imenso sol (pareciam duas da tarde) demorámos a adormecer. 

Comentários

Mensagens populares