A lagoa de icebergs da Islândia é um sítio mágico!

 Chegou o tão esperado dia dedicado à lagoa de icebergs. Tínhamos visto muitas fotografias e estávamos ansiosos por andar de barco em Jökulsárlón, algo que só é possível fazer durante o Verão, uma vez que no Inverno a lagoa congela e os islandeses tapam a entrada que dá para o mar. Saímos de Hofn depois de tomarmos o pequeno-almoço na guest house (muito fraquinho) e numa hora chegámos à Jökulsárlón Lagoon. A caminho ligámos a fazer a reserva do passeio de barco, para termos a certeza de que teríamos lugar e ainda bem que o fizemos, senão já só teríamos vaga no passeio das quatro da tarde.


 Fomos no passeio de barco da Zodiac, a empresa que cobre a maior área da lagoa, levando-nos até ao mais próximo possível do glaciar. O ponto de encontro é numa enorme camioneta, onde lá dentro vestimos uns fatos próprios (para o frio e que flutuam) e um colete salva-vidas. Depois de estarmos todos prontos entrámos numa carrinha que nos levou até ao local da lagoa onde se encontravam os barcos a motor. Falaram-nos sobre as regras de segurança, enfiámo-nos no barco e lá fomos nós!


 No início o barco vai bastante rápido, aliás até temos de nos agarrar à corda para não irmos parar à água, e ao chegar perto do glaciar abranda, deixando-nos apreciar a maravilhosa paisagem que nos rodeava. É realmente um espetáculo que nos ficará para sempre na memória, ver os icebergs azuis a flutuarem e a darem voltas sobre eles próprios numa imensa lagoa de água gelada. Este maravilhoso fenómeno existe graças ao glaciar Vatnajökull, o maior da Islândia, do qual se vão desprendendo grandes pedaços de gelo. Os glaciares que estão pretos porque têm cinzas dos vulcões e os mais azuis são os que têm mais gelo. O Luís ainda conseguiu agarrar um pedaço de glaciar que estava a boiar ao lado do barco e aproveitámos para o provar, pois ouvimos dizer que aquela água era óptima e comprovámos isso mesmo!



 Só foi pena ter estado a chover e não termos visto focas (que existem na lagoa e aparecem várias vezes), mas de resto foi uma experiência única e espectacular! Como estava imenso frio fiquei feliz por me ter prevenido e estar com um gorro quentinho (e bem giro), feito pela minha mãe, e umas super luvas. Algo que achámos muito engraçado foi o facto de o nosso guia ter duas profissões: durante o Verão faz aqueles passeios de barco na lagoa de icerbergs e no Inverno é carpinteiro. Será que a maioria das pessoas na Islândia tem dois trabalhos, dependendo da estação?

Comentários

Mensagens populares