Há 6 anos estava a viver em Itália

O Facebook recordou-me que há seis anos estava a viver em Trento, uma pequena cidade no norte de Itália, fê-lo “repescando” um vídeo feito num dos mil jantares que tive com o grupo de Erasmus - espanhóis, italianos, franceses, uma inglesa, um belga.
Foram cinco meses pouco dedicados ao estudo, mas que me fizeram crescer e tornar-me mais independente. Como? Tive de encontrar uma casa onde viver (que demorámos a encontrar), partilhei um quarto e uma casa-de-banho com sete pessoas num hostel, furtaram-me a mala, apanhei uma intoxicação alimentar (longe do conforto de casa e do meu médico), entre outras tantas aventuras que me tornaram mais forte.
Foi a primeira vez que vivi com outras pessoas (dois portugueses e dois franceses), em que tive de aprender uma nova língua (são raros os italianos que falam inglês!) - na qual também tive de estudar (sim, fiz as cadeiras todas em que me inscrevi), viajei muito (afinal de contas é das melhores formas de se conhecer outras culturas), fiz snowboard e festejei o meu 20º aniversário rodeada de amigos de outras nacionalidades.
Seis anos depois lembro-me desses cinco meses com muito carinho (e alguma vergonha de ter engordado sete quilos!) e penso como a vida dá muitas voltas. Soube há uns dias que os dois portugueses com quem vivi, a Inês e o Zé, estão noivos! E o mais engraçado é que quando vivemos em Itália eles ainda nem eram namorados, apesar de o parecerem e as pessoas até me perguntarem se eles eram um casal.

Resumindo, foi uma experiência espectacular e que me ajudou a crescer.


Comentários

Mensagens populares