Em Atenas as pedras têm história

 O nosso segundo dia em Atenas começou muito cedo porque tínhamos uma excursão marcada. Foram buscar-nos ao hotel às 8h30 e seguimos para a Acrópole com uma guia que falava espanhol. Apesar de termos ido cedo a acrópole mais conhecida do mundo já estava cheia de turistas! 
 No cimo de uma colina, que se vê de toda a cidade, encontram-se os monumentos mais conhecidos da capital da Grécia e antigamente era ali o seu centro administrativo e religioso. Construída no ano 450 a.C. e dedicada a Atena, a Acrópole é um sítio espectacular e cheio de História. Apesar de a maior parte dos edifícios estarem em ruínas (por causa das guerras com os persas e os turcos) continuam a ter aquela magia que nos leva até à antiguidade. Entra-se pelo Propileu, a porta que indica que se está a entrar num local sagrado, e depois vê-se o Parténon, o Erectheion, o Templo de Atena Nice. E lá em baixo o teatro de Dionísio.




 Adorámos visitar a Acrópole! Mas é mesmo necessário estar-se acompanhado por um guia, que explique tudo, senão não se percebe nada. Saber todas aquelas histórias é algo maravilhoso e que nos deixa boquiabertos... 




 Depois de 2h30 a torrar ao sol e a aprender tudo sobre a História grega, voltámos para o autocarro e fomos até ao Estádio Panathenaic, um dos mais antigos do Mundo, e que foi reconstruído para o renascimento dos Jogos Olímpicos (1986). 



 Vimos ainda o Parlamento, a Academia, a Universidade e a Biblioteca Nacional, mas estas quatro só do autocarro.
 A excursão terminou no bairro de Plaka, onde almoçámos (novamente), numa esplanada. Depois fomos visitar o Museu da Acrópole, que é espectacular! É ali que se estão guardadas as relíquias que não ficaram na Acrópole, para não se deteriorarem. 




 Ao final do dia voltámos para o hotel estoirados (caminhar ao sol cansa qualquer um!), mas mais sábios relativamente à História Grega. Por exemplo, as estátuas do templo estão no Museu e as que se vêem na Acrópole são réplicas. 

Comentários

Mensagens populares