Um convento escondido na Natureza

 O Convento dos Capuchos é um dos monumentos mais bonitos e mais enigmáticos que já visitei. O facto de ser construído na natureza dá-lhe uma certa magia, escondendo-o nas rochas da Serra de Sintra e albergando os frades da ordem de S. Francisco.


  Naquele convento, erigido dentro de pedras, viviam oito frades. Para os religiosos que ali residiam não terem frio, as paredes eram vestidas de cortiça, que os protegia da humidade.
  As portas para os seus aposentos eram muito baixas, sendo obrigados a ajoelharem-se, as celas eram minúsculas e dormiam no chão de terra batida, espelhando bem a vida simples que aceitavam levar. Também os seus pertences demonstravam isso, pois o hábito, a Bíblia e a imagem de um santo eram as únicas coisas que um frade possuía.


  Os frades comiam apenas uma refeição diária no refeitório. Nesse local vê-se uma pedra que serve de mesa, mas esta não existia que inicialmente, pois foi o cardeal rei D. Henrique quem ofereceu a laje de granito, sabendo que os frades não iriam aceitar mobília e querendo tornar a sua vida mais confortável.
  O ambiente obscuro que se vivia no interior do convento era precisamente para os frades se dedicarem à introspecção e reflexão. No exterior, rodeados pela Natureza, podiam dedicar-se à contemplação.
  Quem tiver ficado com curiosidade em visitar este Convento poderá fazê-lo a qualquer dia da semana, das 10h às 18h (o último bilhete é vendido às 17h). O bilhete custa 5€ e o audioguide (que vale muito a pena) custa 3€. 



Comentários

Mensagens populares