Palácio da Vila de Sintra, um local repleto de história

 A história deste palácio remonta ao domínio muçulmano na Península Ibérica. O Palácio da Vila, propriedade portuguesa a partir da conquista de Lisboa (1147) por D. Afonso Henriques, a primeira intervenção foi em 1281, no reinado de D. Dinis e, nos reinados de D. João I e D. Manuel I, foi novamente alvo de obras.

 Foi construído adaptado ao terreno, por isso é que ao visitá-lo se sobem e descem muitas escadas, tem pátios interiores, janelas com arcos e revestimentos de azulejos. A sua principal característica são as chaminés da cozinha, com 33 metros de altura, que se destacam na paisagem da vila de Sintra.


 Também os tectos das principais salas do Palácio se destacam. A Sala dos Cisnes deve o seu nome à pintura de cisnes brancos em diferentes posições, a Sala das Pegas é assim chamada pela pintura que representa 136 pegas que seguram nos bicos a divisa de D. João I («Por bem») e a Sala das Galés tem um tecto abobado com paisagens marítimas e embarcações diversas.


 Um dos espaços mais bonitos do Palácio é a Sala dos Brasões, com o tecto representando os brasões das 72 famílias nobres mais influentes do reino e os brasões dos oito filhos de D. Manuel I com a segunda mulher (D. Maria).


 Este monumento, único e esplendoroso, pode ser visitado das 9h30 às 18h e o bilhete de adulto custa 8.5€.

Comentários

Mensagens populares