Las Ficheras, o México no Cais do Sodré

 Ontem fui jantar com os meus pais, o meu irmão e o meu namorado a um restaurante mexicano muito bom que abriu no Cais do Sodré há uns meses: Las Ficheras.


 O seu nome tem origem nos cabarets dos anos 30 e 40, onde as mulheres que serviam persuadiam os clientes a pedirem mais bebidas, para tal entregavam uma ficha e em troca recebiam a bebida, daí o nome ficheras. A decoração do restaurante procura recriar precisamente esse ambiente, com máscaras de luta livre nas paredes e pernas de senhoras a servirem de pés das mesas altas.

 A ementa contém pratos tradicionais de Oaxaca, Puebla e outras regiões do México. Os pratos picantes são identificados com um, dois ou três diabinhos, por isso estejam atentos para não pedirem um demasiado picante. Enquanto aguardávamos por uma mesa (aconselho-vos a fazerem marcação) pedimos guacamole com batata de milho. Para acompanhar pedimos quatro margueritas e um mojito sem álcool (uma vez que eu ia conduzir teve de ser).



 O meu pai pediu carrillada de cerdo con salsa de chipotle: bochechas de porco estufadas lentamente com molho de pimento chipotle, com puré de feijão preto e arroz.


 A minha mãe pediu o Taco del bosque, tortillas de milho com uma variedade de cogumelos servidos com queijo de cabra.


 O meu gatinho optou pelo Pollo con mole Poblano y semillas de ajonjoli tostada: perna de frango grelhado com molho de chocolate preto mexicano, arroz de sementes de sésamo e vegetais.


 Eu e o meu irmão escolhemos as Fajitas de Pollo: um kit faça você mesmo com 4 tortillas, tiras de frango grelhado, pimentos grelhados, puré de feijão preto e três tacinhas com molhos (guacamole, molho verde e molho vermelho).


 Para sobremesa pedimos um brownie com avelãs, que adorámos e apesar de ter um diabinho não sentimos o picante (talvez porque tirámos a malagueta que estava espetada no meio), e uma mousse de maracujá com tequila, igualmente deliciosa.



  Adorámos o serviço, as pessoas são muito simpáticas e atenciosas, gostámos imenso do espaço com a sua decoração original e ficámos encantados com a comida. Quanto a preços, o valor da refeição ficou cerca de 25€ por pessoa, mas tendo em conta tudo o que disse creio que vale a pena.

Aberto todos os dias, 11h00-02h00
Rua dos Remolares 34, Lisboa
21 34 70 553/ 92 51 84 900

Comentários

Marisa Valadas disse…
Tem optimo aspecto, fiquei com vontade de experimentar
Sofia Amaral M. disse…
Uma vez mais, gostei bastante e recomendo.

Mensagens populares