Castelo dos Mouros

  Eu e o meu gatinho adoramos Sintra, vamos muitas vezes passear até lá e há duas decidimos ir visitar o Castelo dos Mouros. Comprámos logo um bilhete combinado que também nos dava acesso ao Palácio da Pena, ficou por 18€ por pessoa e como é válido por um mês não é preciso visitar-se os dois monumentos no mesmo dia.



  Num dos cumes da serra de Sintra, erguido sobre rochas, encontra-se o Castelo dos Mouros. O monumento é visível da vila de Sintra e para chegar até ele é preciso subir a Rampa da Pena, um caminho sinuoso que corre pelo interior da serra, mas não se preocupem que é possível fazê-lo de carro e há lugar para o estacionar lá em cima.


  Do alto das suas muralhas descobre-se uma vista panorâmica de toda a serra e da costa, avistando-se o mar. Eu e o meu gatinho admirámos aquela encantadora paisagem, que tem a vila de Sintra em primeiro plano e de onde se podem avistar outros palácios da serra e lá ao fundo Mafra. Com binóculos (de grande alcance) colocados nas várias torres conseguem ver-se vários monumentos, mas tão bem que é como se estivéssemos mesmo em frente a eles. De um dos lados do Castelo é também possível admirar o Palácio da Pena.




  Diz-se que foram os muçulmanos, entre o séc.VIII e IX, que construíram a primitiva fortificação com a finalidade de controlar estrategicamente as vias terrestres que ligavam Sintra a Mafra, Cascais e Lisboa. Foi D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que reconquistou o Castelo, porém no final do século XV, apenas alguns judeus o habitavam e por isso quando as minorias étnicas e religiosas foram expulsas do país, o Castelo ficou abandonado. À medida que o tempo passou, o Castelo foi ficando mais degradado e com o terramoto de 1755 ficou ainda mais arruinado. Só no séc. XIX, no reinado de D. Fernando II, se procedeu ao restauro integral do castelo. Actualmente, encontra-se pouco da sua estrutura original, apenas a base das torres e as muralhas pertencem à fundação inicial.


 Época alta (até 25 de Outubro): 9h30 às 20h00 - última entrada às 19h00

Comentários

Fotografias muito boas ;)

Mensagens populares