Coimbra, a cidade do Conhecimento

 Domingo passado eu e o meu gatinho andámos a passear pela cidade portuguesa que tem mais tradição académica e a universidade mais antiga do país...Coimbra. Já foi capital do reino e a sua padroeira é a Rainha Santa Isabel.




 Visitámos a Sé Velha, datada da segunda metade do séc.XII. É preciso pagar 2€ para entrar na Sé e claustro.






 Vimos a Sé Nova...


 Fomos conhecer a famosa universidade. Foi criada em 1290 por D. Dinis e está organizada em oito faculdades diferentes. A Torre da Universidade de Coimbra, tem 33.5m de altura, constitui o emblema tradicional de Coimbra. Ali está um sino que é célebre pelo seu nome: «cabra» pois servia para acordar os estudantes, depois do seu toque teriam 15 minutos para chegar às aulas. Ainda hoje em dia existe essa tolerância de um quarto de hora para a aula começar.






 Depois deste passeio fomos até à Quinta das Lágrimas. O documento mais antigo que refere a propriedade data de 1326. Foi nesse ano que a Rainha Santa Isabel mandou fazer um canal para levar a água de duas nascentes para o Convento de Santa Clara. Ao sítio onde saía a água chamou-se "Fonte dos Amores", por ter presenciado a paixão de D. Pedro, neto da soberana, por Inês de Castro.


A outra fonte da Quinta foi baptizada por Camões como "Fonte das Lágrimas", por ter nascido das lágrimas vertidas por Inês ao ser assassinada a mando de Afonso IV de Portugal. Segundo a lenda o sangue de Inês terá ficado preso às rochas do leito, ainda vermelhas após 650 anos...





 Eu e o meu gatinho gostámos muito de conhecer Coimbra.




Comentários

Mensagens populares