Auf Wiedersehen Berlin

 No nosso último dia  decidimos seguir um conselho que nos tinham dado e fomos explorar a zona menos turística de Berlim, onde há mais imigrantes e em que parece que mudámos de cidade. O sul chama-se Kreuzberg.
 Começámos pelo jardim mesmo em frente a nossa casa. 





 Depois apanhámos o metro para irmos ao mercado turco, andámos imenso a pé, à beira rio, para descobrirmos que só há às terças e sextas. Fomos então a uma rua repleta de restaurantes de várias nacionalidades: Orienstrasse
 Aí demorámos a escolher onde queríamos comer, mas acabámos por optar por um turco para experimentarmos os kebab's, algo com muito sucesso na capital alemã. Há várias tasquinhas a venderem-nos, muito baratos, na rua, mas preferimos ir a um sítio onde nos pudéssemos sentar. Ali o kebab custou 12€, mas serviram-nos um cesto com quatro pães e um prato com os recheios, cada um de nós comeu dois kebab's no pão e ainda terminámos de comer o que tínhamos no prato com talheres.



 Já de barriguinha cheia apanhámos o metro até Potsdam Platz e caminhámos até à Topografia do Terror. Era ali a sede da polícia secreta, Gestapo, e agora mostra os horrores praticados pelos nazistas. Pode ver-se um pedaço remanescente do muro de Berlim, um dos mais longos que ainda subsiste. 
 A exposição ao ar livre, ao longo do muro, é construída através de textos, artigos de jornal, documentos e fotografias. Ali está a história do regime nazista de forma cronológica.




 Já com uma carga pesada de História e a começar a chover decidimos voltar para casa porque no dia a seguir teríamos de acordar cedo para apanhar o avião para Lisboa.

Comentários

Mensagens populares