Regaleira

 A Quinta da Regaleira foi o destino de outro dos meus passeios deste Verão. Quem conhece bem Sintra sabe que por aqueles lados nem sempre faz sol, por isso nos dias em que não deu para ir até à praia aproveitei para conhecer melhor Sintra.
 Situada na encosta da serra e a uma curta distância do centro histórico de Sintra, é classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2002. Naquela quinta de 4 hectares há muito para descobrir, além do palácio, pois no meio daqueles jardins existem grutas e labirintos, lagos, fontes e poços, uma torre e uma capela.



O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. É também designado por Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro. 




 O poço iniciático - Uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório. No fundo do poço está embutida em mármore uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é o emblema heráldico de Carvalho Monteiro e indicativo da Ordem Rosa-cruz. 
 O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos.



 Para quem quiser aventurar-se nesta Quinta saiba que até Setembro está aberta das 10h às 20h, em Outubro das 10h às 18h30 e a partir de Novembro das 10h às 17h30. O valor do bilhete é 6€, mas quem tiver cartão de estudante pagará somente 4€.

Comentários

Mensagens populares