A Páscoa nesta família

           Desde pequenina que adoro a Páscoa! Sempre achei piada ao facto de poder pintar ovos e procurar chocolates deixados pelo coelhinho da Páscoa (fiquei tristíssima quando descobri que ele não existia), sempre gostei de ser mais um dia em que recebia presentes (neste caso apenas um, da minha madrinha) e sempre me agradou ser mais um dia com a família toda reunida.
            Hoje em dia, apesar de já ter 21 anos, continuo a fazer a caça aos chocolates, porque tenho sete primos pequeninos que tornam esta tradição ainda mais engraçada! Adoro ver o brilho nos olhos deles, entusiasmadíssimos para tentarem apanhar o coelho ou simplesmente vê-lo...e é curioso observar até onde a imaginação os leva, porque muitas vezes dizem que o viram passar a correr. Depois lá se apercebem de que estão inúmeros chocolates escondidos por todo o jardim e começam todos numa correria para ver quem consegue apanhar mais, apesar de no fim se repartir tudo igualmente (aqui somos muito justos).
            E desde há 8 anos para cá que a Páscoa passou a ter ainda mais significado para mim, por ter um afilhado...pois é, um dos irmãos da minha tia decidiu convidar-me para madrinha de um dos seus filhos (teve gémeos), o Francisco, um convite que aceitei lavada em lágrimas de felicidade.
            Enquanto pensava nas tradições da Páscoa cheguei a um beco sem saída...porque é que os padrinhos/madrinhas trocam presentes com os afilhados? Alguém me sabe dizer? Ou se calhar é uma tradição só da minha família, não sei...
            Ontem adormeci a pensar nisso e a sonhar com os chocolates que vou comer hoje (ai a dieta!)

Comentários

Ana C. Martins disse…
owowow tão diferente. não tenho essas como minhas tradições.. o coelho nunca deixou chocolates na minha casa, nem nunca pensei que essa tradição existia, modernices de Lisboa. Pois a Páscoa tal como o Natal é um dia religioso, num celebras-se a ressurreição de cristo e noutro o nascimento. Antes da Páscoa 40 dias, celebra-se na religião católica a Quaresma, onde na Igreja há muitas celebrações, uma dela é o dia da Juventude que também é conhecido como domingo de ramos, acho que é celebrado 2 domingos antes da Páscoa, é benzido na igreja um ramo de oliveira que deve ser oferecido à madrinha/padrinho (no caso de serem casal), normalmente o afilhado oferece sempre mais qualquer coisa, e depois na Páscoa o padrinho e madrinha retribui o gesto com o folar. Em algumas terras é o bolo Folar, ou dinheiro, ou com roupas etc. Eu tinha sempre amêndoas e dinheiro. O padre da minha aldeia vai a todas as casas com uma cruz e nós beijamos a cruz e isso é que é Páscoa. Bem teria mais a dizer-te como é a Páscoa, mas está a ficar um texto muito extenso!

Sobretudo a Páscoa é um dia religioso para quem acredita, para quem não acredita o melhor é não dizer Páscoa mas sim fim de semana prologando. :) beijinhos Inês. Um dia convido-te a viveres a Páscoa na minha ALDEIA!
L. disse…
Pois, a minha Páscoa é mais parecida com a da aNa. Também ofereço um ramo de "ramos", benzido na missa, embora atualmente ela já não me ofereça nada. Ando, tanto no Domingo, como na 2ª feira, de casa em casa, a receber o compasso pascal. Acabei de fazer um bolo, já que a minha Páscoa é amanhã às 9.30h. Para mim, é sobretudo um dia passado entre família e amigos.
Sofia Amaral M. disse…
Pois é Inês devo ter falhado em alguma coisa!! A Páscoa é a reunião em família, mas tal como o Natal é uma celebração religiosa. Na missa da Páscoa renovamos o Baptismo. Eu renovei com a minha afilhada Leonor e senti-me muuuuito feliz com a alegria da Nô por ser "novamente baptizada mas a perceber tudo"! Quanto aos ovos pintados, caça aos ovos, folar...não são tradicões de Lisboa, como li num comentário anterior. São tradições espalhadas por esse mundo;)
A preparação da Páscoa começa cá em casa com a Quaresma, por exemplo não comemos carne à 6ªf, nem deste por isso!

Mensagens populares