Curiosidades sobre Direito Romano

 Adoro o meu professor de Direitos Fundamentais, é que além de leccionar a matéria de forma interessante (vê-se que ele gosta mesmo daquilo) ainda nos vai ensinando outras coisas, que nos aculturam...




 Hoje falou-nos sobre o Tribunal dos Mortos, composto por 5 juízes que, como o nome indica, já tinham morrido...calma, já vão perceber como é que isto era possível! Não eram eles quem julgavam os casos, mas os pareces dos juízes (vivos) eram baseados nos desses, por serem considerados de grande valor.
 E falou-nos ainda de Papiniano, um mártir da justiça (romana), pois o modo como morreu mostrou bem a sua integridade perante o poder e a autenticidade da sua opinião: o Imperador Caracala queria mandar assassinar o seu irmão, mas como fazia tudo segundo lei pediu-lhe um parecer jurídico, claro que Papiniano viu que não havia fundamento para tal atitude e, mesmo sabendo que ficaria com a cabeça a prémio, foi honesto...e morreu precisamente por isso. Ou seja, mesmo quando chegou ao ponto de estar em perigo a sua vida ele não hesitou em manter-se verdadeiro.

Comentários

Anónimo disse…
Exemplo de dignidade, que deveria ser absorvido por nossos políticos e alguns magistrados.

Mensagens populares