Dia de São Valentim

            Sabiam que o Dia de São Valentim é uma data especial em que se comemora o amor entre duas pessoas, neste dia trocam-se cartões, escrevem-se cartas, fazem-se promessas e declarações, oferecem-se rosas e bombons, realizam-se jantares às luz das velas... Mas nunca se interrogaram de onde surgiu esta tradição?
            Ora bem aposto que não sabem que tem a ver com a Igreja Católica e com um bispo que se tornou mártir, certo? Então deixem-me esclarecer-vos... O imperador Cláudio II proibiu o casamento durante a guerra, por acreditar que os solteiros combateriam melhor, no entanto o bispo Valentim foi contra esta ordem e continuou a celebrar casamentos. Porém foi descoberto e Valentim foi preso, enquanto esteve na cadeia recebeu vários bilhetes e flores de pessoas a dizerem que ainda acreditavam no amor, enquanto aguardava na cela o cumprimento da sua sentença apaixonou-se por uma rapariga cega, a quem devolveu, milagrosamente, a visão. No dia anterior à sua execução Valentim escreveu-lhe uma carta assinando «do seu Valentim».
            Este bispo foi considerado mártir e o dia da sua morte (14 de Fevereiro) marca a véspera das festas anuais celebradas em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimónio).
            Quem diria?

Comentários

Mensagens populares