A construção da felicidade

 Depois de uma tarde passada na Ericeira decidi atacar o meu armário, há muito que o andava para fazer (até tinha colocado essa tarefa na lista das coisas para fazer durante as férias) e hoje ganhei, finalmente, coragem. Vejam lá que ainda tinha livros do 7º ao 9º ano guardados! Não admira que tivesse falta de espaço...
 Mas indo ao que interessa, tive a ver os meus dossiers e encontrei um texto que escrevi no 12º (portanto há 4 anos atrás), sobre a CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE e decidi partilhá-lo com vocês:
 Tantas vezes ouvi: "estás tão feliz!" e até eu mesma já proclamei essa frase variadíssimas vezes. Mas afinal o que é ser feliz? O que é a felicidade? É verdade que se nota quando uma pessoa está feliz ou triste, só que até já isso eu me interrogo se é possível...afinal de contas pode-se tentar esconder o que realmente se está a sentir. Por isso, como podemos saber o que é a felicidade e como alcançá-la? Tanta gente tem o desejo de ser feliz e deseja-o também àqueles que ama, mas isso quer dizer o quê em concreto? Eu penso que é possível ser-se feliz, mas com momentos de felicidade, quando nos sentimos bem connosco e com os outros, quando nos sentimos realizados, quando pensamos que não precisamos de mais nada.
 Então o que é que é verdadeiramente preciso para se construir a felicidade?  A minha opinião é que isso varia de pessoa para pessoa, pois temos objectivos diferente para a vida, maneiras desiguais de reflectir e até mesmo o modo de encarar a vida é algo pessoal.
 Começando pelo facto de haver indivíduos que tenham a necessidade de bens materiais para se sentirem felizes, até isso é inconstante...há quem precise de muitas coisas, quem precise de poucas, aqueles que ficam satisfeitos com apenas aquilo que acham que é essencial na vida. Por exemplo, alguém que tenha uma paixão por música será feliz se tiver a oportunidade de obter o seu instrumento musical preferido, ao adquirir determinado álbum da banda que mais gosta...enquanto que alguém que adore desporto, se calhar, é feliz se tiver o equipamento necessário para praticar a sua modalidade favorita, ou a assistir a campeonatos da mesma. Temos também o factor da companhia, somos mais felizes com umas pessoas do que com outras, sentimo-nos melhor com aqueles com quem partilhamos interesses comuns.
 Não se pode esquecer o espaço em que nos encontramos, desde a nossa casa à nossa escola, o nosso café e a nossa discoteca preferidos, o local onde gostamos de reflectir...há, sem dúvida, sítios onde nos sentimos bem e noutros não.
 Mas então porque é que há pessoas que dizem que não conseguem ser felizes e outras que parecem ter mais facilidade para tal? Penso que a resposta é que, por vezes, é necessário lutar para alcançarmos o que queremos, e há quem tenha menos força de vontade. Por exemplo, existe tanta gente que tem uma vida recheada de problemas e mesmo assim consegue ser feliz. Depende também, por isso, da própria pessoa.
 Portanto, cada um tem a sua ideia de felicidade, que é na realidade algo abstracto, mas é possível obtê-la? Eu acho que sim, só que, tal como já referi, tendo momentos de felicidade e não a felicidade, digamos, total e absoluta.

Comentários

MNZ1 disse…
eu tinha um "crachá" no meu bulsão que dizia "happyness is riding a mini bike"
Não consigo perceber o significado do crachá (nada loira)

Mensagens populares