Um dia péssimo

 Quantas são as vezes que dizemos «tive um dia péssimo»?
 Perder o metro e chegar atrasada a algo importante, estarmos a caminhar na rua e começar a chover torrencialmente sem termos guarda-chuva para nos abrigarmos, um teste correr-nos mal, chatearmo-nos com alguém, entornar café na roupa mesmo antes de uma entrevista de trabalho, ter uma dor de cabeça tão grande que tudo nos irrita, esquecermo-nos de ir ao supermercado e não termos nada para jantar, sermos multados ou rebocados... Se pensarmos bem isto são exemplos do que poderá ser um «dia péssimo» para nós, mas no fundo tratam-se de coisas banais, de azares que acontecem a toda a gente.
 O problema é que se pensarmos nas coisas que se passaram connosco se calhar o nosso dia não foi assim tão mau... Quando realmente algo catastrófico nos acontecer é que nos vamos aperceber do que é um verdadeiro dia terrível e aí vamos desejar ter o tal dia que simplesmente não foi perfeito e teve alguns percalços...
 Perdermos um ente próximo, dar-se um acidente de carro que origine feridos graves, estar-se entre a vida e a morte, uma cirurgia correr mal, alguém de quem gostamos ir parar ao hospital, sermos vítimas de violência física no decurso de um assalto, assistir-se à morte de alguém, raptarem um familiar nosso, uma pessoa de quem gostamos dizer-nos que foi-lhe diagnosticada uma doença terminal, não conseguirmos proteger aqueles com quem nos preocupamos... Pensamos sempre que essas coisas não nos acontecem a nós, só aos outros, mas o erro está precisamente aí...as ditas "desgraças" afectam todos.
 Acho que os que poderão ter mais noção disso são as pessoas que trabalham nos hospitais, pois assistem a isso todos os dias ao longo das suas vidas. Provavelmente uns já encaram esses eventos com mais frieza, por estarem acostumados, mas de certeza que há muitos que enquanto tentam adormecer ficam a pensar nos pacientes que têm ou tiveram e nos seus problemas, porque isso sim são problemas sérios que nos podem originar um dia péssimo.
 Na minha opinião as pessoas precisam de fazer três coisas: deixarem de ser dramáticas, tendo noção do que são verdadeiros problemas e dias péssimos; agradecerem mais a vida que têm e começarem a dar-lhe valor; aproveitarem cada dia como se fosse o último, pois não se sabe se amanhã ainda cá estarão.
 Por isso se têm conflitos resolvam-nos, se discutiram com alguém de quem gostam façam as pazes, se têm sonhos realizem-nos, se causaram a impressão de que não se importam quando na verdade é o oposto então façam-no de forma expressa, se amam alguém digam-no vezes sem conta...porque a vida é para ser aproveitada ao máximo e sempre com um sorriso na cara!
 E mais uma coisa: a próxima vez que disserem que tiveram um dia péssimo pensem duas vezes, porque talvez até fiquem felizes por verem que o dia não foi assim tão mau quanto pensavam e se riam dos pequenos contratempos que tiveram.
 Para os mais curiosos: não tive um dia péssimo, não foi fantástico, mas não foi péssimo... Diria que foi completamente normal, só que também não adoro a rotina. Apenas decidi falar sobre este tema porque acho que, no geral, as pessoas têm de sorrir mais!

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
100% contigo;)
Sabes bem o que é um dia mau, jáo vivemos juntas,mas também sabes que devemos acreditar profundamente que depois desses dias péssimos ainda há pela frente dias maravilhosos para serem vividos.
Por isso ao acordar sorri e abraça o dia feliz e pronta para tirar o melhor partido de todos os minutos,vive-o com amor...aproveita-o bem!

Mensagens populares